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IRS: Como saber se as faturas estão nas categorias certas?

Ainda antes de ser possívelentregar a declaração de IRS, é preciso garantir que as faturas estão nacategoria certa.

 

Verificar e registar faturas é umdos primeiros passos a dar antes de submeter a declaração de IRS. Em 2024, oprazo termina no dia 26 de fevereiro, mas este é um trabalho que pode fazerdurante todo o ano. Até porque ajuda a evitar que tenha de registar um grandenúmero de faturas de uma só vez.

Saiba como garantir que as despesasestão associadas à categoria certa.

Como saber qual a categoria de umafatura?

Quando pede fatura com Número deIdentificação Fiscal (NIF), esta é logo associada ao seu perfil no portale-fatura. E quandoisto acontece, uma parte das faturas é automaticamente associada a umacategoria.

Outras vezes, o sistema nãoconsegue identificar qual a categoria a que determinada despesa corresponde.Aqui, a fatura vai aparecer como "Pendente", pelo que terá deassociar a despesas à respetiva categoria de forma manual.

Quando assim for, vaireceber um aviso ao entrar no portal. Neste caso, clique em"“Complementar Informação Faturas”. Se não vir nenhum alerta sobre faturaspendentes, mas quiser confirmar se está tudo em ordem, é muito simples:

  1. No separador "Faturação" clique em "Verificar faturas";
  2. Nos critérios de pesquisa selecione a situação "Pendente", para que lhe apareçam apenas estas faturas;
  3. Clique no número de fatura de cada despesa para aceder aos detalhes;
  4. No final de página, vai encontrar um campo com o nome "Atividade de Realização da Aquisição". Clique em "Alterar" para escolher uma opção;
  5. Por fim, clique em "Guardar".

Por exemplo, deve atribuir osgastos relacionados com supermercados, combustíveis ou compra de roupa àcategoria "Outros", para que sejam considerados como"Despesas Gerais e Familiares". Já as categorias de saúde, educação,habitação e lares são bem identificáveis.

De resto, todas as outrasatividades de realização de aquisição, tais como manutenção e reparação deveículos, restauração, atividades veterinárias ou aquisição de passes ebilhetes de transporte vão entrar no IRS como despesas por exigência de fatura.

É importante verificar que osgastos estão nas categorias certas de forma a garantir o máximo de deduçõespossível.

Não sei onde uma despesa foi feita.Como atribuir a categoria?

Por vezes, é difícil saber qual aopção que devemos escolher porque não conseguimos perceber, pelo nome doemitente, onde é que aquela despesa foi feita. Mas não se preocupe, porque háforma de desvendar.

Basta copiar o nome doemitente e fazer uma pesquisa rápida na internet. Existem vários sites emque é possível ter a informação sobre qual a atividade da empresa. Depois, é sóescolher a categoria certa.

Posso alterar a informação defaturas que já têm categoria?

Sim. Quer a atribuição da categoriatenha sido feita de forma automática ou por si, é possível alterar essainformação. Mais uma vez, basta clicar no número da fatura e alterar ainformação no campo "Atividade de Realização da Aquisição".

Esqueci-me de pedir o NIF. Aindaposso deduzir essas despesas?

Sim. No entanto, vai ter um poucomais de trabalho. No portal e-fatura, clique em "RegistarFaturas" no separador "Faturação". Depois, vai ter de preencheras várias informações que são pedidas e que pode encontrar no talão que ocomerciante lhe entregou.

Por exemplo, vai ter indicar qual o"NIF Emitente" (ou seja, do comerciante), o tipo e número da fatura,a data de emissão, e o valor da compra e do IVA suportado.

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